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Quem são os clientes internos do RH?

Noticia 5779

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Você conhece seus clientes internos?

Clientes internos são todas as pessoas que compõem o quadro de empregados. Do chão de fábrica às lideranças, todos têm o departamento de RH como principal ponto de contato com a empresa. É você quem eles vão procurar sempre que tiverem dúvidas ou precisarem fazer solicitações para a empresa. Por isso é tão importante ter boas políticas de relacionamento. São boas práticas que envolvem canais de comunicação eficientes, assertividade no atendimento e abertura ao diálogo.

Cliente interno 1: líderes de área

Quem são? Supervisores, coordenadores, gerentes.

Que tipo de demanda trazem para o RH?
Novas contratações, avaliações de desempenho, acompanhamento de carreira.

Qual o papel do RH frente às lideranças?

Mantê-las atualizadas a respeito das avaliações de desempenho, bem como das fases de desenvolvimento de carreira dos membros do time. Lembre-se que os líderes são, muitas vezes, a “ponte” entre o RH e um time inteiro de colaboradores. São eles que trazem demandas, conflitos e informações estratégicas sobre a área.

Cliente interno 2: diretoria

Quem são? Diretores, presidentes e vice-presidentes, CEO´s, CFO´s, CIO´s e demais membros que ocupam o topo da hierarquia.

Que tipo de demanda trazem para o RH?
A diretoria da empresa deve buscar no RH informações e soluções para os negócios.

Qual o papel do RH?
Prover recursos e informações sempre atualizadas que auxiliam na tomada de decisões da diretoria. Da quantidade de colaboradores de um time até o fechamento parcial da folha de pagamento, tudo o que está relacionado à gestão estratégica de pessoas faz parte do escopo de atendimento a este cliente interno. Também é papel do RH fomentar o desenvolvimento de pessoas para atuar com apoio estratégico ao topo da hierarquia. Identificar, treinar e avaliar constantemente os líderes do futuro é uma missão extremamente valiosa para a área.

Cliente interno 3: colaboradores

Quem são? Todos os trabalhadores que compõem o quadro funcional da empresa, do chão de fábrica às atividades administrativas, comerciais, analistas, assistentes, entre outros.

Que tipo de demanda trazem para o RH?
Todas as questões relacionadas ao dia a dia de trabalho. Atestados, solicitações de férias, dúvidas sobre holerite, sobre desenvolvimento da carreira, avaliações de desempenho, eventuais conflitos dentro das equipes, situações relacionadas à gestão e relacionamento com colegas.

Qual o papel do RH?
Prestar atendimento de excelência a todos os trabalhadores, recebendo solicitações e dando retorno a respeito de todas as dúvidas e processos relacionados aos contratos de trabalho. Fornecer informações relacionadas a pagamento, benefícios, concessão de férias. Vale ressaltar que boa parte das atividades burocráticas é executada em parceria com o departamento pessoal. Cabe ao RH providenciar as avaliações de desempenho e manter os colaboradores informados sobre as possibilidades de crescimento da empresa, indicar caminhos e promover melhorias na carreira e no ambiente de trabalho.

Como estabelecer uma comunicação eficiente com os clientes internos

É claro que as reuniões de feedback, avaliações conjuntas de desempenho e reuniões estratégicas de negócio são essenciais para manter o RH próximo e alinhado com os clientes internos. Mas há várias tarefas do dia a dia que podem ser otimizadas com o uso de canais de comunicação online e sistemas específicos para gestão de empresas.

A Employer desenvolve soluções em tecnologia para o RH, que atendem às principais demandas de negócios de todos os clientes internos. Conheça a seguir.

 

Painel do RH

Clientes internos que utilizam: líderes e empregados.

O principal objetivo desta solução é levar mais eficiência à comunicação direta com os empregados. Por meio da internet, os trabalhadores consultam as informações sobre horas extras, têm comprovante de renda online e fazem solicitações para o RH.  Pedidos de férias, abonos, envio de atestados e outras solicitações são feitas pelo painel, com acesso dos gestores e líderes de RH. As respostas às solicitações também são todas online, o que leva muito mais agilidade à comunicação, além de garantir um arquivo digital de todas as informações.

Possui também uma área específica para divulgação de comunicados da empresa e elimina a necessidade de imprimir informativos físicos.

 

Webfopag

Clientes internos que utilizam: líderes, diretoria e departamento pessoal.

A Webfopag é um sistema online que registra, armazena, calcula e atualiza em tempo real todas as informações relacionadas à folha de pagamento. Além de ser a base de operações do dia a dia do RH e do DP, também é uma importante ferramenta de tomada de decisões para a diretoria, já que permite acompanhar as despesas com a folha, horas extras e benefícios em tempo real. 

Preparação para atender novas demandas dos clientes internos 

Combinadas, todas estas soluções contribuem para que o departamento de Recursos Humanos tenha uma gestão cada vez mais assertiva. Com as recentes mudanças na legislação trabalhista, é preciso adaptar políticas internas e ferramentas às novas disposições legais. Muitas destas mudanças impactam diretamente as formas de contratação, com a finalidade de levar mais eficiência aos processos produtivos, como é o caso do teletrabalho, jornada 12×36, jornada por tempo parcial. O ajuste contínuo da forma de trabalho melhora o relacionamento interno das equipes e aumenta a competitividade dos negócios em um mundo cada vez mais dinâmico.

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